Publicado em: 06/09/2019 às 11h04

Desenho de sorriso em 2D e 3D: tornando a estética previsível

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
 

 

Lançamento da exocad, o DentalCAD 2.3 Matera está disponível no mundo todo, possui recursos ampliados e o novo módulo complementar Smile Creator, que disponibiliza a próxima geração de desenho de sorriso aos usuários. Tillmann Steinbrecher, CEO da exocad, e Paul Schnitzspan, gerente de desenvolvimento de software na exocad, explicam os problemas solucionados pelo Smile Creator.

 

Por que o Smile Creator é o desenho de sorriso da próxima geração?
Tillmann Steinbrecher –
Soluções convencionais de software de desenho de sorriso apoiam-se exclusivamente em 2D como base do planejamento virtual de restaurações, o que representa um desafio em termos estéticos. No entanto, é difícil converter um desenho de sorriso 2D em uma prótese tridimensional – a consequência é que frequentemente não é possível realizar todo o planejamento original ou necessita-se de um grande esforço para que isso ocorra. Com a nossa solução combinada de 2D e 3D no Smile Creator, esse problema está resolvido.


Como funciona exatamente?
Steinbrecher –
Primeiro, o usuário seleciona um modelo para a estética dos dentes anteriores a partir da nossa extensa biblioteca de formatos de dentes, que então é exibido na foto do paciente como linhas de contorno e pode ser individualizado com ferramentas de edição 2D simples. Em segundo plano, no entanto, nosso software usa bibliotecas de dentes 3D reais e exibe formatos adaptados de diferentes ângulos em tempo real – no contexto da varredura da mandíbula do paciente.


A solução combinada 2D e 3D simplifica o fluxo de trabalho?
Paul Schnitzspan –
Sim, pois paralelamente ao planejamento 2D é possível avaliar a situação tridimensional. Os usuários poderão facilmente determinar se a estética planejada realmente é exequível. O resultado é um arranjo tridimensional completo dos dentes. Graças aos módulos exocad adicionais, isso pode servir como base para um modelo de ensaio impresso ou restauração final. O caso não precisa ser replicado em 3D no laboratório. Isso é possível porque o Smile Creator está diretamente integrado no software DentalCAD, da exocad. É por isso que nós o chamamos de In-CAD Smile Design.

Smile Creator.

 



Quais são as vantagens do Smile Creator?
Steinbrecher –
Há várias vantagens, como a estética muito mais previsível. O planejamento finalizado realisticamente permite visualizar o possível resultado estético. Isso motiva o paciente a continuar o tratamento. O Smile Creator dá aos especialistas em Estética a liberdade para projetar, concretizando de forma otimizada sua visão da estética anterior do paciente. O desenho de sorriso com o Smile Creator significa o desenvolvimento de uma estética individual, que se adequa perfeitamente a cada paciente.

 


Como posso adquirir o Smile Creator?
Schnitzspan –
Oferecemos o Smile Creator tanto como um módulo complementar para o DentalCAD quanto como um módulo autônomo.


Na indústria de software, frequentemente são lançados no mercado produtos imaturos. Como a exocad garante a comerciabilidade de seu software?
Steinbrecher –
O software precisa estar 100% robusto e apropriado, sem restrições para uso em laboratório, mesmo quando estiver planejando casos difíceis e complexos. Portanto, nós disponibilizamos um lançamento apenas quando o software oferece a robustez necessária, é totalmente utilizável e conduz o usuário, passo a passo, ao resultado desejado, mesmo em casos incomuns.

Para garantir esses diferenciais, nós executamos inúmeros testes internamente e com parceiros externos. Cooperamos com algumas centenas de testadores beta, laboratórios e usuários industriais no mundo todo. O software é amplamente testado no contexto de um sistema CAD/CAM integrado. Internamente, nossos técnicos de aplicação e especialistas de software verificam as funções individuais do software em nível técnico. Além disso, nós nos baseamos em testes automatizados para garantir que as funções de versões anteriores ainda funcionem sem falhas em versões mais recentes. Tais fases de testes podem durar vários anos. Isso demanda um enorme esforço – razão pela qual monitoramos de muito perto o uso pirata do software exocad e também tomamos medidas legais.


O exocad representa a interface aberta como nenhuma outra empresa de software dental. Qual o desafio por trás disso?
Schnitzspan –
Garantir a compatibilidade com o hardware de diferentes fabricantes está associado com enormes recursos de desenvolvimento e testes, também para assegurar a compatibilidade constante com dispositivos, implantes e acessórios novos. 
Steinbrecher – Acreditamos firmemente que nossos usuários devem utilizar a melhor solução para os seus pacientes individualmente e independentemente do fabricante.
 

OUTROS DESTAQUES DO NOVO LANÇAMENTO MATERA SÃO:

• O módulo FullDenture agora suporta diferentes tipos de processos de produção, incluindo fresagem em dois passos, bases de protocolos impressas e restaurações monolíticas impressas (por exemplo, para try-ins);

• A nova ferramenta Exoprint disponibiliza um fluxo de trabalho perfeitamente integrado com impressoras 3D. Designs e informações podem ser passados diretamente do DentalCAD para o software de impressão 3D, usando uma interface aberta baseada em XML;

• Bibliotecas de implante agora são fornecidas separadas do software, o que reduz enormemente o tamanho de pacote para download. Usuários finais, com contrato de atualização válido, podem fazer o download das bibliotecas de implante mais recentes em https://exocad.com/integration/ dentalcad-library-integration;

• Suporte melhorado para a caneta digital (incluindo pressão dinâmica) baseado no Windows Ink. Há pré-ajustes disponíveis para uma série de dispositivos Wacom;

• Suporte otimizado para varreduras 3D da face, incluindo a moldagem;

• Flexibilidade aumentada: os arquivos podem ser livremente transferidos entre a maioria das versões OEM da exocad (incluindo Amann Girrbach, Zfx, Schütz Dental, Vatech etc.);

• Bibliotecas de implante mais inteligentes, com mais parâmetros de design pré-definidos e integração ótima com o Exoplan;

• O DentalCAD 2.3 Matera contém o recurso de “carregamento automático” em beta, que permite importar dados de planejamento de implante do Exoplan, por exemplo, para criar uma coroa antes da colocação do implante.

Para mais informações, visite exocad.com/smilecreator.
 

SAVE THE DATE
DIAS 12 E 13 DE MARÇO DE 2020

Insights exocad – Darmstadt – Alemanha
O evento global da exocad para dentistas e técnicos em prótese dentária.
Mais informações: www.exocad.com/insights