Publicado em: 12/08/2019 às 08h26

Titaniumfix acelera plano de expansão

Com a inauguração de nova unidade, a empresa planeja ampliar o portfólio de produtos e conquistar novos mercados internacionais.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Kit cirúrgico Guide-fix para cirurgia guiada.

 

A cidade de São José dos Campos, no interior paulista, é o mais importante tecnopolo brasileiro. É ali que estão instaladas multinacionais de diversos setores, metalúrgicas, centros aeroespaciais e o maior parque tecnológico do País – com notáveis instituições de ensino e pesquisa. Também é nesta cidade que está sediada a Titaniumfix, fabricante brasileira de implantes dentários, elementos protéticos e instrumentos cirúrgicos.

O nascimento da Titaniumfix, em 1995, é uma somatória de dois fatores: a visão empreendedora do seu fundador, Sidival Dias, e também toda a sinergia envolvendo Ciência e tecnologia que domina a região. Isso porque Sidival Dias atuava como engenheiro de materiais do Centro Técnico Aeroespacial (DCTA), onde começou desenvolvendo produtos para a área médica, passando por outras linhas de pesquisa até chegar aos implantes dentários. Depois de alguns anos, ele se desligou do DCTA e abriu uma empresa que produzia válvulas cardíacas, no entanto, em pouco tempo, percebeu que o negócio não tinha potencial para prosperar. Nessa época, Dias também estava participando de estudos que relacionavam o titânio a implantes, e esse foi um “click” essencial para dar início a um novo negócio: a Titaniumfix.

Desde o início, a empresa investe em inovação, tecnologia e capital humano para disponibilizar ao mercado produtos eficientes para tratamentos odontológicos na área de Implantodontia. “Ao longo desses 24 anos, nosso foco sempre foi proporcionar soluções tecnológicas em saúde para a reabilitação e a melhora da qualidade de vida das pessoas”, afirma Sidival Dias Jr., gerente de relações internacionais.

 
Implante B-fix 3.0 x 10


 Implante B-fix Profile 3.0 x 10.

 

Rapidamente, a marca conquistou o mercado de Implantodontia brasileira e passou a vislumbrar voos mais altos. Em 2002, já estava presente em alguns países do Mercosul e também na Rússia, México e Portugal. Recentemente, após uma reestruturação, a empresa decidiu manter apenas o escritório em Portugal. “Fizemos alguns acordos comerciais que foram importantes para alcançar o mercado externo e levar nossos produtos para outros países. Hoje, estamos bem estabelecidos por lá”, comenta Sidival Dias Jr.

A chegada em Portugal representou um passo essencial para a entrada da Titaniumfix na União Europeia, uma iniciativa que rendeu o selo CE, que atesta que os produtos atendem às normas europeias e, portanto, têm a venda e a circulação liberadas em todos os países do bloco.

Os planos de expansão internacional seguem em um ritmo crescente. Hoje, todos os produtos da empresa estão disponíveis em vários países da América Latina, Comunidade Europeia, Oriente Médio e África. Em território nacional, a Titaniumfix é igualmente marcante: atende a todos os estados, com pontos de venda.
 

Guias de fresa da linha Guide-fix. 

 

Guia cirúrgico da linha Guide-fix.



SOLUÇÕES DE PONTA

A Titaniumfix possui um amplo leque de produtos no portfólio, com destaque para a linha de implantes estreitos 3.0 B-fix Profile e Blackfix, além do sistema para cirurgia guiada Guide-fix.

Os implantes estreitos 3.0 B-fix oferecem solução para espaços mesiodistais reduzidos, com as mesmas características da linha B-fix regular, como a confiabilidade da conexão cônica interna e o conceito plataforma switch, inclusive com componentes protéticos parafusados. Os implantes estreitos 3.0 B-fix Profile ainda têm como diferenciais a elevada estabilidade primária em ossos de baixa densidade, áreas com limitações anatômicas, alvéolos frescos pós-extração e regiões com demanda estética. “Eles são uma solução para pequenos espaços geométricos e indicados para restaurações unitárias em situações difíceis, nas quais é necessária uma elevada demanda estética na reabilitação”, esclarece Sidival Dias Jr.

O design inovador proporciona facilidade e rapidez de inserção, além de respeitar o espaço biológico, otimizar a biomecânica de absorção de forças da mastigação e minimizar micromovimentos. O tratamento da superfície – por deformação a jateamento e subtração por ataque ácido – produz uma topografia favorável para maximizar o contato osso/implante, o que confere uma ótima osseointegração.

Já o sistema para cirurgia guiada Guide-fix foi desenvolvido para aperfeiçoar ainda mais o procedimento cirúrgico com os implantes B-fix Profile. O kit parte de um conceito simples, flexível, seguro e eficiente de instalação de implantes através da técnica de cirurgia guiada, englobando desde os procedimentos de planejamento até a cirurgia. Segundo Sidival Dias Jr., esse produto viabiliza técnicas cirúrgicas minimamente invasivas – ou seja, sem retalho – com segurança e possibilidade de carga imediata. “Ele oferece liberdade para que o profissional realize planejamento cirúrgico virtual, bem como a confecção dos guias cirúrgicos utilizando os softwares e equipamentos que forem mais convenientes”, explica.

Todos os produtos foram desenvolvidos em parceria com instituições de ensino conceituadas, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Guarulhos (UnG), DCTA e outras. “Além das universidades, temos convênio com pesquisadores e profissionais com nível mestrado e doutorado. Dessa forma, conseguimos garantir alta qualidade para a reabilitação dos pacientes. Temos sempre em mente o compromisso de oferecer soluções desenvolvidas com alta tecnologia”, frisa o gerente de relações internacionais.

Nesses 24 anos de atuação, já foram vendidos mais de sete milhões de implantes. A Titaniumfix possui certificados de Boas Práticas de Fabricação, ISO 9001, ISO 13485 e CE Mark, o que comprova a qualidade e permite a exportação de seus produtos.
 

Componentes protéticos da Titaniumfix.


PLANOS PARA O FUTURO

O ano de 2020 será especialmente promissor para a Titaniumfix, a começar pela inauguração da unidade de Taubaté, cidade vizinha a São José dos Campos, que acomodará os 205 funcionários da empresa em 6 mil m2 de área construída. A mudança de planta será fundamental para dar suporte ao plano de expansão, já que a sede atual trabalha em seu limite de capacidade. “Queremos investir em maquinário para alcançarmos nossa meta de crescimento e conquistarmos novos mercados. Com uma economia saudável, a estimativa é crescer de 6% a 8% em 2020”, prevê Sidival Dias Jr.

Aliado ao objetivo de ampliar a atuação da empresa também está o lançamento de um novo implante e a reformulação do portfólio de produtos, que ganharão um novo design para elevar o desempenho e oferecer mais rapidez durante a fase cirúrgica. “Todos esses planos estão alinhados à nossa missão de oferecer aos profissionais da Odontologia soluções eficientes e de alta qualidade”, finaliza Sidival Dias Jr.

Perspectiva da nova sede da empresa em Taubaté (SP).

 

Matéria sob demanda desenvolvida pela VMBranded.